Sou um apaixonado pela minha família, pelo Direito, pelo esporte, por histórias, pela minha terra, Campo Largo, e pelo meu querido estado do Paraná. Sou pai da Marcela, marido da Gabriela, filho do ex-prefeito e vereador de Campo Largo-PR, Marcelo Puppi (in memoriam), e da empresária Rossana Souto. Neto do Seu Sérgio e da Dona Nete, da Dona Roseli e do Newton Puppi (in memoriam), meu avô, que foi eleito três vezes prefeito. Ah, e falando nisso, meu bisavô materno, Emigdio Pianaro, também foi prefeito da minha terra.
Muita gente acha que nasci em berço político, mas a realidade é um pouco diferente. Para mim, esse histórico familiar traz uma grande responsabilidade. Não posso me dar ao luxo de me omitir e de não me fazer presente. Preciso honrar histórias tão belas, daqueles que não estão mais aqui. É preciso muita coragem e força para entender que tenho mais do que um berço político; tenho uma missão, ainda mais quando olho nos olhos da minha pequena Marcela. E é assim que vejo a política: como uma missão. Responsabilidade. Representatividade. Serviço. Por onde passei, deixei amigos e marcas, nunca rastros. E acredito que o poder público, independentemente do cargo ou função exercida, deve ter a marca das realizações e do trabalho. Às vezes, até bate a saudade. Então, se você, assim como eu, acredita que é possível fazer política de verdade, como uma missão para nossos filhos, netos e amigos, venha comigo nessa jornada!
Sou advogado, palestrante e agora candidato a prefeito de Campo Largo pelo partido Progressistas (PP), com o número 11.
Em 2020, fui nomeado Diretor Nacional de Futebol e Secretário Nacional Substituto da Secretaria Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor, no Ministério da Cidadania. Participei ativamente da portaria de suspensão do Profut no ano de 2020, medida que protagonizou a retomada do futebol no Brasil após a suspensão por questões sanitárias. Além disso, auxiliei na redação da MP do Mandante – Medida Provisória que veio a se tornar a Lei nº 14.205/2021, conhecida como Lei do Mandante, que revolucionou a gestão dos direitos de transmissão no futebol brasileiro. Também contribuí na articulação da Lei das SAFs (Sociedades Anônimas do Futebol), que trouxe uma nova estrutura para o futebol no país.
Minha experiência em gestão pública é vasta. Já assumi grandes cargos nos três níveis de governo. Na Prefeitura Municipal de Campo Largo, fui Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Assuntos Interfederativos, período em que desenvolvemos o Plano de Retomada da Economia “Em frente Campo Largo” diante dos desafios impostos pela pandemia. Em nível estadual, fui Diretor Geral da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços na gestão do Governador Ratinho Júnior, e Assessor na área jurídica do CEPED/PR, órgão ligado à Casa Militar do Estado do Paraná e Unespar. No nível federal, fui Assessor Especial da Casa Civil da Presidência da República, atuando como ponto focal de demandas estratégicas entre os três poderes e prezando pelo relacionamento institucional com a sociedade civil organizada.
No campo do Direito, sou um completo apaixonado, especialmente pelo Direito Desportivo. Fui Vice-Presidente da 2ª Comissão Disciplinar do TJD/PR Futebol, Procurador do TJD-PR de Futsal e Presidente da Comissão Disciplinar do TJDFA/PR. Minha formação acadêmica inclui uma graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, uma pós-graduação em Direito Administrativo e especializações em Direito Eleitoral e Direito Desportivo. Também conclui um MBA em Gestão de Futebol pela CBF Academy e, em 2012, cursei "Political Leadership" (The International Academy for Leadership – IAF) pelo Instituto Gummersbach, na Alemanha.
Como candidato a prefeito de Campo Largo, tenho propostas claras e focadas no desenvolvimento sustentável da nossa cidade. Pretendo implementar políticas de inovação e atração de novas indústrias para gerar emprego e renda, além de criar Parcerias Público-Privadas (PPPs) para eventos culturais e turísticos, como o Natal, buscando otimizar recursos e evitar desperdícios. Acredito em uma gestão eficiente, planejada e comprometida com o bem-estar da população, sem comprometer as finanças públicas.
Se você acredita em uma política feita com responsabilidade e dedicação, venha conosco transformar Campo Largo!